EPaper

Filipe Nyusi pede vigilância nas províncias vizinhas a Cabo Delgado

Texto: Francisco Mandlate Foto: GPR

As províncias à volta de Cabo Delgado devem manter-se em alerta máxima, para evitar ataques terroristas que podem resultar em fuga aos insurgentes naquela província e à procura de novos locais para se esconderem e actuarem em virtude de as Forças de Defesa e Segurança estarem a alastrar o perímetro de segurança com o apoio de forças estrangeiras. O Presidente da República, Filipe Nyusi, pede aos residentes de Niassa e Nampula para não acolherem, nas suas aldeias, desconhecidos sem uma explicação plausível.

Filipe Nyusi lançou o alerta na cidade de Pemba, no decurso das celebrações dos 57 anos da criação das Forças Populares de Libertação de Moçambique, posteriormente transformadas em Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). Na ocasião, o Chefe de Estado disse que o trabalho de inteligência realizado em Cabo Delgado detectou que, em algumas aldeias, os terroristas conseguiam, com conivência de algumas autoridades comunitárias, protecção e facilitação para se esconder, recolher informações sobre as posições das Forças de Defesa e Segurança e até mesmo introduzir e esconder armamento que, posteriormente, foi usado nos ataques protagonizados nos distritos a norte daquela província.

As celebrações centrais contaram com um convidado especial, o Presidente do Ruanda, Paul Kagame, que se juntou ao seu homólogo Filipe Nyusi em Pemba, na sextamanhã de sábado, com a deposição Heróis Nacionais em Pemba, uma cerimónia dirigida pelo Presidente da República, na presença de altas patentes das Forças de Defesa e Segurança e seus antigos dirigentes.

E, porque com os ataques terroristas a falta de meios materiais para defender a soberania do país aproveitaram a data para mostrar que estão em reformas e reequipamento que vai permitir cumpriprimeira demonstração ocorreu no mar, com a Marinha de Guerra a exibir novo equipamento e novas habilidades para deter qualquer navio inimigo na Zona Económica Exclusiva, ou seja, águas territoriais nacionais.

A segunda demonstração foi a da - me. Com os três ramos das FADM a exibirem militares treinados, aprumados e com novas habilidades para travar combates corpo-acorpo com o inimigo, e com apoio de novos veículos blindados.

E a terceira demonstração foi no ar, com a Força Aérea a mostrar que está de volta, bem equipada e pronta para apoiar operações de Pemba, os militares colocaram apenas três tipos de helicópteros que agora possuem, assim como as habilidades dos seus pilotos em efectuar manobras militares que - bate. Trata-se de helicópteros de ataque, transporte de militares e carga, bem como de reconhecimento.

Todas estas exibições foram testemunhadas pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e pelo seu convidado de honra, Paul Kagame, Presidente do Ruanda. E Filipe Nyusi disse, no seu discurso, que Moçambique aprendeu a lição pelo desinvestimento nas Forças de Defesa e Segurança e que, por conta disso, o seu Governo vai continuar a apetrechar as FDS com equipamentos, homens e mulheres bem formados, valentes, fortes e muito bem aprumados.

Na ocasião, agradeceu ao Ruanda e aos países da SADC que enviaram as suas forças militares que, no terreno, apoiam as FADM a combater os terroristas e que esse apoio não - cursos excedentários, porque, por vezes, colocam à disposição de Moçambique o que até nem têm, mas garantir a soberania do nosso país.

Por sua vez, o Presidente do Ruanda começou o seu discurso, saudando os antigos combatentes que fundaram as FADM: “hoje honramos os libertadores deste grande país e estamos agradecidos pela sua luta e sacrifício. Também celebramos as conquistas aqui, em Moçambique, com a inspiração e apoio que os combatentes pela liberdade levaram a todos os movimentos de libertação em África. O espírito de solidariedade e de cooperação continua vivo nos países africanos, incluindo Ruanda junto a Moçambique”.

Ressaltou que é este o espírito que faz com que o seu país defenda uma solução africana para os problemas africanos, usando a solidariedade entre as nações, tal como aconteceu durante as guerras de libertação. Naquela altura, os países apoiaram a causa uns dos outros sem terem recursos, e que tal deve permanecer hoje e é imbuído desse pensamento que colocou as Forças de Defesa do Ruanda à disposição dos moçambicanos.

Por conta disso, deixou uma garantia à sua contraparte moçambicana: “nós continuaremos a agir conjuntamente para fornecer o apoio possível, para que os residentes possam regressar às suas casas seguros e possam continuar a desenvolver a sua província” disse.

Nesta cerimónia, foram galardoados 18 militares moçambicanos que se têm destacado no combate ao terrorismo, com destaque para o Comandante-geral da Polícia da República de Moçambique, Bernardino Rafael.

RECONSTRUÇÃO E REGRESSO DAS POPULAÇÕES SÃO A PRÓXIMA MISSÃO DAS FORÇAS DE MOÇAMBIQUE E RUANDA

A celebração do 25 de Setembro iniciou na sexta-feira, após a chegada do Presidente do Ruanda, Paul - nhã. Já no início da tarde, vestidos de uniforme militar das respectivas FDS, Filipe Nyusi e Paul Kagame foram saudar a tropa conjunta dos dois países que combate os terrorisque permitiram recuperar grande parte do território que antes estava sob domínio dos insurgentes.

Kagame disse aos seus militares que agora a missão que eles têm é, junto à contraparte moçambicana que deve liderar o processo, garantir a ordem e tranquilidade nas áreas recuperadas, permitir a reconstrução e o regresso da população às suas zonas de origem. O Presidente do Ruanda agradeceu ao Governo e ao povo moçambicano por terem aceitado que a missão do seu país colaborasse no combate ao terror.

Por seu turno, Filipe Nyusi agradeceu ao Governo ruandês e ao seu povo por terem disponibilizado os - to militar.

O Chefe do Estado moçambicano - mo manter as conquistas alcançadas e permitir que o ritmo de desenvolvimento que estava em curso naquela região possa voltar.

Nyusi disse que a tropa ruandesa assumiu a missão como sua e tem demonstrado amor ao povo moçambicano que o trata como seus pais, avós e irmãos, o que, até certo ponto, facilita as acções de combate ao terror no terreno.

POLÍTICA

pt-mz

2021-09-27T07:00:00.0000000Z

2021-09-27T07:00:00.0000000Z

http://opais.pressreader.com/article/281535114140775

O Pais