EPaper

País terá novos dados de seroprevalência do HIV-SIDA até 2022

Texto: Ricardo Machava Foto: O País

Até Junho de 2022, o país poderá ter novos dados sobre a percentagem da Moçambique e o grau de acesso aos serviços sanitários para tratar a doença. Esta quintafeira, o ministro da Saúde lançou a segunda fase do inquérito em Nampula.

É o terceiro inquérito nacional que o país realiza, depois do primeiro, em 2009, e o segundo, em 2015. O ministro da Saúde, Armindo Tiago, acompanhado pelo governador de Nampula, escalou o bairro Muhala Expansão na manhã desta quinta-feira, na periferia da cidade de Nampula, para proceder ao lançamento da segunda fase do chamado INSIDA.

A adesão é voluntária, por isso a primeira acção foi escolher uma família e pedir permissão para fazer parte do inquérito.

“Queremos salientar que a tua participação, todos os dados que ninguém saberá, para além do senhor e a pessoa com quem vai trabalhar”, explicou Armindo Tiago, ministro da Saúde, ao dirigir-se ao jovem Leonel Sebastião que aceitou ser o pioneiro.

Com o pedido aceite, seguiu-se o preenchimento do questionário e a colecta de sangue para o teste - demos presenciar, porque é con “Nunca tive oportunidade de - pital anda cheio”, disse Leonel Sebastião, depois do inquérito.

O ministro da Saúde ressalvou a importância do levantamento em curso. “Este inquérito tem como objectivo fundamental levantar todas as questões indicadoras renosso país e está a decorrer neste momento como segunda fase, depois de uma primeira fase que decorreu de Abril a Julho e envolveu todas as províncias da região sul, incluindo também duas da região centro, nomeadamente, Manica e

Sofala. Esta segunda fase vai envolver todas as províncias da zona norte e também vai incluir as províncias de Tete e Zambézia. O que estamos a iniciar hoje na província de Nampula vai decorrer até Fevereiro do próximo ano”, acrescentou Armindo Tiago. como meta para o controlo de dados estatísticos é um indicador saúde.

“Este inquérito, para além de SIDA em Moçambique, irá avaliar quantos novos casos ocorrem diária, mensal e anualmente, isso se chama incidência. Pra além disso, queremos entender qual é o impacto dos serviços que são fornecidos para o tratamento e pre - bique e, por último, é importante percebermos quais são os comportamentos, atitudes e práticas SIDA”, esclareceu Eduardo Samo Gudo, director nacional-adjunto do Instituto Nacional de Saúde. SIDA, os dados mostraram que com a doença.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-mz

2021-09-27T07:00:00.0000000Z

2021-09-27T07:00:00.0000000Z

http://opais.pressreader.com/article/281560883944551

O Pais