EPaper

Preço de combustível poderá subir nos próximos dias no país

Texto: Inalcídio Uamusse Foto: CNN

O preço do combustível poderá sofrer agravamento nos próximos dias, devido à tendência crescente dos custos do produto no mercado internacional. De acordo com a Importadora Moçambicana de Petróleo Setembro, o preço do Crude no exterior, que actualmente ronda à volta de 76 dólares por barril, poderá atingir os 80 dólares.

Com a eclosão da pandemia da COVID-19, a demanda pelo combustível, a nível mundial baixou, o que obrigou à redução dos preços, que rondavam entre 55 a 60 dólares americanos por barril de Crude Bent (material de que são extraídos o petróleo, gasolina, gasóleo, entre outros).

Entretanto, a recuperação das economias mundiais, estimuladas pelo abrandamento das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, ditou o aumento da procura do combustível no mercado internacional, nos últimos três meses, segundo avançou a Importadora Moçambicana de Petróleos. “Antes da pandemia, o Crude Brent rondava a uma média de 55 a 60 dólares por barril. Neste momento, estamos numa média de 76 a 78 dólares, com uma tendência de aumentar. É provável que ainda este mês se possa atingir o preço de 81 dólares, por barril”, referiu, Miceles Miambo, do Departamento de mercados da Importadora Moçambicana de Petróleos. Miambo disse ainda que a pressão feita pelo mundo aos maiores produtores de combustível poderá levar à escassez do mesmo, principalmente por causa dos fenómenos naturais que assolaram aquelas regiões, com destaque para o Texas, nos Estados Unidos de América, que causaram uma redução na quantidade de combustível produzido.

Esta situação faz com que todos os países importadores de combustíveis estejam atentos, com vista a adoptarem medidas que possam minimizar o impacto negativo em caso de agravamento de preços. deste bem, no mercado internacional, será mais cara e todos os países que importam estes produtos poderão ressentir-se das consequências deste agravamento”, disse Miambo, explicando que o Governo e outras entidades responsáveis pelo sector estão atentos ao que acontece no mercado internacional.

Apesar deste cenário internacional, a Importadora Moçambicana de Petróleos garante que o país para responder à demanda, nos próximos meses.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-mz

2021-09-27T07:00:00.0000000Z

2021-09-27T07:00:00.0000000Z

http://opais.pressreader.com/article/281629603421287

O Pais