EPaper

Tauabo dará ênfase ao valor do GNL para o crescimento socioeconómico de Moçambique

Juntando-se à delegação moçambicana, liderada pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, o governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, enfatizará como os projectos de gás natural do país servirão de base para um crescimento socioeconómico acelerado, durante a semana africana da energia a ter lugar em Novembro, na Cidade do Cabo.

Segundo a Câmara Africana de Energia (African Energy Chamber, AEC), o governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, vai fazer parte da lista de personalidades que participação na Semana Africana da Energia (AEW) 2021, a ter lugar na Cidade do Cabo, na África do Sul, entre os dias 9 e 12 de Novembro.

Representando a província mais rica em recursos naturais de Moçambique, e sendo a localização dos três grandes empreendimentos de Gás Natural Liquefeito (GNL) do país, Tauabo vai servir de ponte entre o sector energético e a comunidade local e promoverá o conteúdo local, o desenvolvimento de capacidades e o desenvolvimento de infra-estruturas na Cidade do Cabo.

Em conformidade com o presidente da AEC, NJ Ayuk, como governador da província de Cabo Delgado, Tauabo está concentrado em assegurar que o desenvolvimento significativo de GNL do país se traduza em benefícios socioeconómicos tangíveis tanto para a comunidade provincial como para a comunidade nacional.

Rica em petróleo e gás, Cabo Delgado acolhe o projecto de GNL de Moçambique de USD 20 mil milhões liderado pela Total Energies; o projecto de GNL flutuante de Coral de USD 4,7 mil milhões pela Eni e Exxonmobil; e o projecto de GNL Rovuma de USD 30 mil milhões da Exxonmobil, Eni e a China National Petroleum Corporation.

Com alguns dos mais significativos projectos de GNL, não apenas em Moçambique, mas em África toda, a serem desenvolvidos na Bacia do Rovuma ao largo da costa de Cabo Delgado, Tauabo pretende utilizar os desenvolvimentos do sector energético como catalisador para um crescimento económico forte e sustentável em toda a província e irá promovê-lo na AEW 2021 na Cidade do Cabo.

Apesar de só ter servido como governador desde 2019, Tauabo tem demonstrado um compromisso tanto para com a comunidade como para com a valorização do sector energético das regiões. O governador foi proactivo na implementação de medidas de segurança com o início da insurreição na província do norte. Com a assistência regional, o Governo recuperou o controlo da área de desenvolvimento de projectos de GNL no início deste ano e está, agora, concentrado na retoma das actividades do projecto e na aceleração do crescimento infra-estrutural. Com um enfoque principal na promoção do investimento em Cabo Delgado, Tauabo está a trabalhar directamente com a Câmara Africana de Energia (AEC) e a indústria do petróleo e gás para gerar investimento de volta à província.

AEW 2021, em parceria com o Departamento de Recursos Minerais e Energia da África do Sul DMRE, é a conferência anual da AEC, exposição e evento em rede. AEW 2021 une as partes interessadas africanas na energia com investidores e parceiros internacionais para impulsionar o crescimento e desenvolvimento da indústria e promover África como destino para os investimentos energéticos.

ECONOMIA

pt-mz

2021-09-27T07:00:00.0000000Z

2021-09-27T07:00:00.0000000Z

http://opais.pressreader.com/article/281646783290471

O Pais