EPaper

RAMAPHOSA INSTA LÍDERES MUNDIAIS A COMBATEREM RACISMO E DISCRIMINAÇÃO

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, instou hoje, por vídeoconferência transmitido na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), os líderes mundiais a empreenderem esforços na luta contra o racismo e a discriminação e a confrontar a sub-representação do continente africano no sistema da organização. Ramaphosa, que falava por ocasião da 76ª Assembleia Geral da ONU, disse ainda que “temos a responsabilidade comum de combater tanto o legado do racismo do passado como a manifestação do racismo no presente”.

Atrelado ao racismo, o líder sul-africano instou os Estados-membros da organização a combaterem o sexismo, a xenofobia e a homofobia.

Ainda no seu discurso, Ramainternacional a enfrentar as mudanças climáticas, manter a paz e a segurança e a proteger os mais marginalizados da sociedade.

“Acima de tudo, devemos fechar as feridas da pobreza, da desigualdade e do subdesenvolvimento que estão a impedir as sociedades de realizarem todo o seu potencial”, frisou o líder sul-africano, citado pelo Notícias ao Minuto, acrescentando que “isso só pode ser feito no âmbito de um sistema multilateral revitalizado e reformado, com uma ONU forte e capaz no seu centro”.

Cyril Ramaphosa disse mais: “devemos abordar a sub-representação do continente africano no sistema das Nações Unidas e garantir que a voz de África, onde residem 1,3 biliões de pessoas e do Sul global em geral, fortaleça o sistema multilateral”.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-mz

2021-09-27T07:00:00.0000000Z

2021-09-27T07:00:00.0000000Z

http://opais.pressreader.com/article/281655373225063

O Pais