EPaper

Afrobasket: selecção nacional termina sua participação na 5ª posição

Texto: Ibraimo Assamo Foto: O País

O Ferroviário de Lichinga continua longe das vitórias no Moçambola. Há três jogos que a até aqui equipa sensação da prova não vence. Na presente jornada, os “locomotivas” de Lichinga sucumbiram diante da União Desportiva do Songo, ao perderem por 0-1.

Parece que os ventos já não sopram a partir do Planalto dos Matacas. Parece ainda que a varinha mágica de Antoninho Muchanga já não está a funcionar como deve ser, tendo em conta que nas últimas jornadas as coisas não têm corrido de feição para a sua equipa. Para sermos objectivos, nas últimas cinco jornadas, o Ferroviário de Lichinga apenas venceu uma partida, empatou uma, sendo que os restantes três jogos somaram derrotas.

Após ter sido afastado das Afrotaças, ao perder por 4-3, na marcação das grandes penalidades, depois de perder por uma bola - nutos, em jogo da segunda “mão” da pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, diante da AS Otohô da República de Congo, de volta ao campeonato doméstico, os “hidroeléctricos” não tiveram mãos a medir ao receberem e vencerem o Ferroviário de Lichinga, por 3-2.

Este resultado coloca a União Desportiva do Songo na quinta posição, com 34 pontos, menos um que o seu adversário que, apesar da derrota, conserva a quarta posição, com 35 pontos. Na 22.ª jornada, os “hidroeléctricos” têm uma deslocação difícil à Beira para defrontar o Ferroviário local, numa ronda em que o Ferroviário - portivo Maputo.

Na abertura da jornada, sexta-feira, o Costa do Sol venceu o clássico diante do Desportivo Maputo, graças à complacência do guarda-redes dos “alvi-negros” Stefan. Este resultado fez com que os “canarinhos” ascendessem à sétima posição, agora com Desportivo Maputo, agora sob comando técnico de Antero Cambaco, continua se afundando cada vez mais. Os “alvi-negros” têm - do tanto de vitórias como nunca.

Na próxima jornada, o Costa do Sol recebe o Ferroviário de Nacala, num jogo em que os “canarinhos” partem como favoritos, tendo em conta que jogam em casa, enquanto o Desportivo Maputo defronta a aguerrida formação do Ferroviário de Lichinga que, mesmo estando a atravessar um mau momento de forma, irá puxar os galões de equipa sensação para vencer o seu adversário.

Naquele que era o dérbi da jornada, o Ferroviário da Beira foi a Maputo arrancar uns preciosos três pontos, frente ao seu homónimo de Maputo, em partida que teve o condão de marcar o regresso dos adeptos aos campos, após o Presidente da República, Filipe

Nyusi, em comunicação à nação, na última quinta-feira, ter autorizado que tal acontecesse. Os “locomotivas” da Beira mantêm acesa a perseguição ao primeiro classisomando agora 45 pontos, na segunda posição. Apesar da derrota, os “locomotivas” da capital continuam na terceira posição, agora com 38 pontos, menos seis que o Ferroviário da Beira e nove que a - mente.

Na 22.ª jornada, o Ferroviário da Beira terá mais um teste de fogo, desta feita frente à União Desportiva de Songo que, certamente, fará de tudo para vencer, de modo a aproximar-se do pelotão da frente.

Já o Ferroviário de Maputo, desloca-se ao terreno do “desesperado” Incomáti de Xinavane, equipa que, não obstante o facto de ter um novo treinador, não tem conseguido fazer bons resultados.

Depois de lhe ter sido retirados três pontos pelo Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol, por uso indevido de um jogador que já tinha acumulado cinco cartolinas amarelas, devendo, por isso, pagar uma multa de cinquenta mil meticais, a Associação Desporsem apelo nem agravo o Ferroviário de Nampula, por duas bolas sem concorrência.

Com este resultado, os “hidrocarbonetos” somam 30 pontos na jornada, a ADV recebe a Liga Desportiva de Maputo, ferida no seu orgulho após derrota, em casa, diante da ABB. Por seu turno, o Ferroviário de Nampula, que ocupa a 10.ª posição com 22 pontos, irá medir forças com o Matchedje de Mocuba, que na presente ronda recebeu e venceu o Incomáti de Xinavane, por 2-0.

Apesar da vitória, os “militares”, ainda eufóricos pela passagem dos 57 anos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, continuam na - va, ocupando a 12.ª posição, com 16 pontos. Não menos importante foi a vitória do Ferroviário de Nacala sobre o Textáfrica de Chimoio, por uma bola sem concorrência, resultado que lhe garantiu a oitava posição, com 28 pontos.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-mz

2021-09-27T07:00:00.0000000Z

2021-09-27T07:00:00.0000000Z

http://opais.pressreader.com/article/281689732963431

O Pais