EPaper

FNB Moçambique prevê crescimento económico na ordem dos 4,1%, em 2022

Texto: Foto: Redacção O País

O banco sul-africano, Rand Merchant Bank (RMB), prevê um crescimento da economia moçambicana superior a 3% nos próximos anos, aquando do início do projecto de gás natural liquefeito (GNL) e enquanto os gastos do Governo em áreas-chave permanecerem sólidos.

Segundo o economista do Rand National Bank (RMB África), Daniel Kavishe, o cenário base é o crescimento de 2,5% em 2021 e 4,1% no próximo ano. O crescimento, no segundo trimestre, foi de 2.0% face às melhorias registadas no sector terciário. O sector da hotelaria e restauração deparou-se com um crescimento na ordem dos 4,0% (trimestral), indicando sinais positivos para o sector turístico, a evidenciar melhorias desde o ano passado, embora a partir de uma base relativamente baixa de -35.0%. A maioria dos sectores presenciou um crescimento trimestral compreendido entre os 2.0% e 4.0%, com excepção para o sector dos serviços públicos, com um saldo negativo de -9.7%, em 2021.

O RMB prevê que o Banco Central mantenha as taxas aos níveis actuais. Desde a última reunião - ção tem permanecido acima dos 5.0%, uma taxa previsível dado o aumento dos preços regionais do sector alimentar e do petróleo a que se junta uma moeda mais fraca.

O crescimento registou melhorias ao longo do primeiro trimestre do ano, sugerindo que, embora os sectores dos transportes e dos serviços públicos continuem fracos, a agricultura tem, contudo, contribuído para perspectivas de crescimento mais amplas. “Esperamos, portanto, que o Banco Central mantenha a taxa de referência MIMO em 13.25%, e advertimos que é provável que seja necessário um suporte adicional para impulsionar o crescimento, considerando o desvio considerádos últimos meses”, referiu Kavishe.

Quanto à previsão referente à cotação do metical face às principais moedas de referência, o RMB mantém a sua opinião de que a moeda irá negociar entre os USD/ MT 63.00 e os USD/MT 64.00 durante o segundo semestre do exercício.

“O aumento dos níveis de reservas estrangeiras para seis meses de cobertura das importações irá fornecer alguns ‘amortecedores’ ao Banco Central se a liquidez secar e este necessitar de efectuar a venda de dólares ao mercado. O impulso adicional de DSE do FMI irá, ainda, reforçar o apoio aos movimentos monetários no mercado”, disse Kavishe.

“O FNB Moçambique, enquanto alavancar a economia de Moçambique, facilita soluções holísticas inovadoras para permitir o desenvolvimento do sector logístico, apoiando os principais players e projectos de desenvolvimento de infra-estruturas, cadeias de fornecimento e redes de distribuição, permitindo, também, a mobilidade e a criação de emprego em Moçambique», conclui Eugénia Ah -hoy, responsável pelo sector de Transportes & Logística do FNB Moçambique.

A FECHAR

pt-mz

2021-09-27T07:00:00.0000000Z

2021-09-27T07:00:00.0000000Z

http://opais.pressreader.com/article/281749862505575

O Pais